sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Simpósio de Informática em Enfermagem - Trabalhos até dia 30/01

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realizará nos dias 16 e 17 de março de 2012, em São Paulo-SP, o III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem - SIIEnf 2012.
Nos últimos anos, é notório o crescimento da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em diversos cenários da saúde. A expansão do acesso à Internet, o desenvolvimento de microprocessadores mais rápidos e mais baratos, bem como o acesso a essas tecnologias nos ambientes hospitalares, ambulatoriais e em toda a sociedade, têm propiciado aos profissionais e pacientes a ampliação das redes de comunicação e de novos produtos e serviços voltados para a saúde, mudando tanto o perfil do profissional quanto da população no que diz respeito ao acesso da informação em saúde e a decisão de seu próprio cuidado.
A aplicação das TICs na Enfermagem, nos mais variados contextos, demanda diversos nichos que são diferentes daqueles encontrados na maioria dos outros domínios de aplicação do computador. Especificamente em relação ao cuidado, assim como a maioria das profissões da saúde, a informação é incerta e se apresenta clinicamente diferente para cada pessoa, mesmo que exista um padrão fisiológico comum.
Este cenário exige envolvimento, dedicação e preparo dos profissionais da saúde de modo a melhorarem seus processos decisórios nos mais variados contextos e conseqüentemente melhorar a qualidade da assistência a saúde da população a partir de uma estrutura informacional adequada.
Seguindo a orientação mundial, a Enfermagem brasileira vem se organizando e estruturando para a implantação de uma terminologia de referência que possa integrar o Prontuário Eletrônico do Paciente e contribuir com a saúde da população. Ao mesmo tempo, diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas com o intuito de incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao processo de ensino e cuidado em enfermagem.
Em 2012, mais uma vez a Enfermagem Brasileira inicia uma nova trajetória promovendo o III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem: Desafios e Avanços na Formação e no Cuidado. Este evento científico-acadêmico está em consonância com os congressos mundiais da área e visa promover um espaço de reflexão e discussões sobre o uso e as aplicações da informática e das tecnologias da informação para a promoção da saúde global, na melhoria da formação dos enfermeiros e demais profissionais da saúde.
Além da programação de conferências e painéis, incluindo duas palestrantes internacionais, o simpósio contará com uma exposição de trabalhos científicos em formato pôster, cuja submissão segue até o dia 30 de janeiro.
Mais informações: http://www.sbis.org.br

Fonte: Portal da Enfermagem | Sociedade Brasileira de Informática em Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário