terça-feira, 17 de maio de 2011

Liberado lote do 1º genérico nacional do remédio tenofovir, para Aids


O primeiro lote do genérico do remédio tenofovir desenvolvido em território nacional foi liberado para distribuição nesta semana, de acordo com o fabricante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde. O tenofovir é um dos principais medicamentos usados no coquetel de tratamento da Aids.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem informou que o medicamento se tratava do primeiro genérico contra a Aids feito no Brasil. O Ministério da Saúde informou que, na verdade, é o primeiro do tenofovir, mas o 10º em geral. A reportagem foi corrigida às 18h57.)
O produto foi desenvolvido pela Fundação Ezequiel Dias, ligada ao governo de Minas Gerais, em parceria com duas empresas privadas nacionais e foi enviado aos estados brasileiros na quarta-feira (11).
A expectativa dos fabricantes é produzir 80 milhões de unidades do tenofovir nos próximos três anos. A tecnologia de fabricação será transmitida ao parceiro governamental, que responderá diretamente ao Ministério da Saúde pelo abastecimento da droga.
A criação do tenofovir genérico surgiu a partir de uma PPP (Parceria Público Privada), iniciativa do governo brasileiro para reduzir gastos com medicamentos estratégicos, como os que compõem o coquetel contra a Aids. Os custos de pesquisa para a produção do remédio no Brasil ultrapassaram R$ 25 milhões.

Fonte: G1 
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes