quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação



Humanização e avanços tecnológicos, juntos, a favor de uma nova Enfermagem.

A cada ano, a Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, através da coordenação do curso de Enfermagem, comemora o dia do Enfermeiro, dia 12 de maio, com várias atividades temáticas, entre elas, a entrega das Insígnias para os alunos do 4º semestre, que a partir de então ingressam nas atividades práticas, os estágios.

Para abrir as atividades deste dia, a coordenadora do curso, professora Lucília Falcão, explicou que essa é uma data mundialmente comemorada em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Cada ano, o evento trata de um tema a ser debatido, neste foi: Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação. Segundo a coord. Lucília Falcão, “o tema procura abordar a inovação, não de máquinas, mas da tecnologia do cuidado.”

Para tratar deste assunto foram convidadas três palestrantes. A assistente social Neyara Oliveira e a enfermeira Jacielda Lima - Enfermeira Coordenadora do Transplante de Medula Óssea  da IBRAPEC, ambas atuam no HEMOCE e HUWC, explicaram como acontecem o processo de captação e  doação de medula óssea. “A resolução da COFEN 200/97 confere ao enfermeiro a competência de ser responsável pelo transplante”, explica Jacielda Lima.

Em seguida, a enfermeira Juliana França fez uma oficina sobre a Shantalla: massagem no bebê. O médico francês Frédérick Leboyer foi o responsável por introduzir no dia-a-dia de muitas mães, a arte hindu de massagear as crianças aprendida com Shantalla(uma moça indiana que massageava seu bebê todos os dias pela manhã) e por causa dela a técnica tem esse nome.

ENTREGA DAS INSÍGNIAS
 
O auge das comemorações do dia da Enfermagem é a entrega da Insígnia. Esta é um símbolo representativo entregue aos alunos do 4º semestre, como símbolo no ingresso desses acadêmicos na prática do estágio.

Jéssica Alves, aluna do 4º semestre, explica bem esse momento. “Para gente parece uma formatura, porque reuni amigos e familiares. Nenhuma outra faculdade em Fortaleza proporciona isso. É um momento único para nós”, enfatiza.

Na ocasião, cada aluno entrava com seu padrinho ou madrinha e este entregava a Insígnias que era afixada no jaleco desses novos praticantes da arte do bem cuidar.

Confira as fotos do evento no:
Perfil do ORKUT 


Nenhum comentário:

Postar um comentário