quarta-feira, 16 de março de 2011

Enfermeira fala sobre processos de humanização na UTI Neonatal

O setor da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Neonatal do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba (PR), tem investido fortemente na humanização do atendimento aos pacientes. Novos protocolos estão sendo seguidos pelos profissionais da instituição. "Com base em literaturas e referências de outras maternidades, produzimos materiais ideais e as rotinas apropriadas para melhor cuidar dos nossos bebês", explica, em comunicado, a enfermeira da UTI Neonatal do HNSG, Elisiane de Lima Sturião.  

Na UTI, o bebê é cuidado por várias pessoas e não somente por sua mãe. De acordo com a enfermeira, o bebê precisa sentir que pertence à sua mãe e ela restabelecer o vínculo com o filho. "Foi a partir dessa necessidade que procuramos humanizar ainda mais a assistência prestada aos bebês, utilizando alguns materiais que lembrem o útero materno", conta.

Logo que um bebê prematuro nasce é levado à UTI, onde encontra um ambiente totalmente diferente do útero materno. "No útero da mãe o bebê tinha condições ideais de repouso e sono profundo, que contribuem para o desenvolvimento cerebral do feto". Por isso, o Serviço busca proporcionar um ambiente aconchegante, mesmo fora da barriga da mãe. "Tentamos reproduzir um ambiente apropriado para transmitir proteção e segurança, resultando em uma recuperação mais rápida", salienta.

Quatro recursos são utilizados para melhor atender os bebês: 

Ninho - almofada especial fabricada pelo serviço de costura do HNSG, que fornece limite e suporte para o corpo do bebê, estimulando-o a lembrar da fase intrauterina;
Soninho - tecido escuro, que cobre as incubadoras em alguns períodos, promovendo o sono profundo e o descanso no ciclo noite/dia;
Toquinha - colocada no bebê para auxiliar na manutenção de sua temperatura.
Paninho - coloca-se na mão do bebê um paninho, na hora do banho, para ele se sentir mais protegido.

Segundo a Elisiane todas as novidades no atendimento foram planejados para prestar assistência especializada, humanizada e, acima de tudo, cuidar melhor ainda dos bebês.




Fonte: Saúde Business Web, via Portal da Enfermagem, (http://www1.folha.uol.com.br/tec/886758-google-lanca-versao-mais-rapida-e-estavel-do-navegador-chrome.shtml)
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário