quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Grupo TECDOR realiza palestra sobre Arte e Textura

I
Alunos tiveram contato com texturas e associaram aos tipos de dores

O grupo de pesquisa Tecnologia para o Cuidado Clínico da Dor e Cuidados Paliativos, coordenado pela professora doutora Ana Claudia de Souza, realizou uma oficina sobre Arte e Textura I, com os alunos do curso de Enfermagem da FGF.


Os alunos participaram de várias dinâmicas que exigiam o tato como meio de reconhecimento do espaço. Uma das dinâmicas os alunos ficaram vendados e no chão havia várias coisas espalhadas, como arroz, palha de milho etc., e os participantes deveriam tocar e escolher um item que se associasse a alguma dor sentida seja na infância ou atualmente.


Com estas atividades o grupo pretende relacionar as descrições da dor às texturas e futuramente projetar uma escala de dor. A professora Ana Claudia explicou que a criação desse grupo de estudo deve-se ao fato que geralmente os pacientes sempre se queixam de alguma dor ou lembrança quando é tocada pelo profissional da saúde, então, “o tato também é uma fonte de pesquisa para origem da dor seja ela sensorial, afetiva, avaliativa e miscelânea”.


O TECDOR é um dos projetos de extensão da Universidade Estadual do Ceará, que tem por objetivo pesquisar os sintomas da dor e suas origens. Os alunos interessados em participar do grupo podem procurar o Centro Tecnológico de Enfermagem da UECE. Atualmente, duas alunas de enfermagem da FGF, Isakelly Rocha, 3º semestre, e Jéssica Moura, 5º semestre, fazem parte do grupo de pesquisa.


Confira as fotos da oficina em facebook.com.br/faculdadefgf


Mais informações
Grupo TECDOR
Endereço: UECE, AV. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário