segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dica de livro - Enfermagem em Endoscopia Digestiva e Respiratória

|
Enfermagem em Endoscopia Digestiva e Respiratória’, da editora Atheneu, é a mais recente obra que chega ao mercado para ocupar espaço na literatura da enfermagem sobre a teoria e a prática dos procedimentos endoscópicos para o enfermeiro.

O tema é de tamanha importância e atualidade que, em 1998, no Brasil, foi criada a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal (Sobeeg), cuja atual presidente, a enfermeira Maria da Graça Silva, é a autora do livro.

A atuação da enfermagem em endoscopia foi descrita a partir de 1941, em Chicago nos Estados Unidos, por Gabrielle Schindler Award, que auxiliava seu marido durante os procedimentos de exame gastrointestinais na assistência ao paciente. Com o desenvolvimento da tecnologia destes procedimentos, os serviços passaram a exigir da enfermagem constante atualização, na busca de capacitação profissional quanto aos cuidados com o paciente, nos procedimentos invasivos e na importância da eficácia no reprocessamento dos endoscópicos e acessórios.

Além de presidente da Sobeeg, Maria da Graça Silva é Coordenadora Técnica do Serviço de Endoscopia do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP)

Como importante Centro de ensino, treinamento e assistência, o Serviço de Endoscopia Gastrointestinal e Broncoesofagoscopia do HC, acompanhou desde início a evolução da endoscopia moderna no país e logo cedo dedicou-se à formação de um serviço universitário exemplar através de intenso trabalho do corpo clínico e da enfermagem.

Editora: Atheneu
Edição: 1ª/2011
Páginas: 352
ISBN: 9788538801382
Formato 17,5 cm x 25 cm
Referência: ATH382

Fonte: Portal da Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes