quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

11° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

O evento acontecerá de 23 a 26 de junho de 2011, em Brasília.

Para a apresentação de trabalhos científicos um dos autores tem que estar inscrito no Congresso para obtenção da senha de acesso e o pagamento de sua inscrição deverá ser efetuado até dia 15/04/2011 (data na qual o trabalho já estará avaliado).

Algumas informações iniciais:
• O prazo para envio de TRABALHOS CIENTÍFICOS é até 15/02/2011.
• Cada inscrito poderá enviar até 5 trabalhos científicos.
• Para o envio, basta acessar no menu do site "Página do Congressista", depois acesse "Trabalhos Científicos".
• Membros de todas as categorias de inscrição podem enviar trabalhos.
 
NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – CBMFC


Serão aceitos no máximo 05 (cinco) autores, sendo que quem submeter o trabalho deve estar inscrito no Congresso no ato da submissão e o pagamento de sua inscrição deverá ser efetuado até dia 15/04/2011 (data na qual o trabalho já estará avaliado).
 
a) Os trabalhos científicos poderão ser de 4 tipos:
• Pesquisa quantitativa: são pesquisas que utilizam metodologia quantitativa no seu desenho.
• Pesquisa qualitativa: são pesquisas que utilizam metodologia qualitativa no seu desenho.
• Relatos de experiência: são trabalhos que relatam casos ou experiências os quais explorem um método ou problema por meio do exemplo.
• Temas de revisão: são trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde.
 

b) Haverá duas formas de apresentação de Trabalhos Científicos
Forma de Apresentação:
 
  • 1.Pôster
  • 2.Comunicação Oral Coordenada
O objetivo é apresentar, por meio de representação gráfica, relatos de pesquisas ou ações/intervenções nos diversos campos da Medicina de Família e Comunidade. O pôster deverá contemplar uma síntese da pesquisa ou da intervenção, contendo os seguintes itens: título, autores, instituição, introdução, objetivos, metodologia, e conclusões. As dimensões do trabalho deverão ser de 90 cm de largura e 1,20m de altura. Haverá obrigatoriamente um período de duas horas, estabelecido pelo Congresso, de presença do autor junto ao pôster. É de responsabilidade do autor a fixação e retirada do pôster, no local de exposição correspondente ao número de cada trabalho.
O objetivo é apresentar, de modo oral, diferentes temáticas, inclusive resultados de pesquisas, e proporcionar a interlocução entre os pesquisadores de uma mesma sessão e destes com a platéia. Os palestrantes terão até 10 minutos para fazer suas apresentações. O resumo deverá conter tema, objetivos e principais pontos a serem apresentados. A comissão científica do Congresso definirá um coordenador para cada uma das sessões.
Observação Importante: Todos os trabalhos enviados para apresentação como “comunicação oral coordenada” poderão ser, após a avaliação pela comissão organizadora, re-classificados em pôster, de acordo com a relevância.

 
c) Data Limite para envio dos resumos
Os trabalhos deverão ser enviados na forma de resumos. A data limite para envio dos resumos é até 15/02/2011
d) Eixos Temáticos
Os resumos deverão ser enviados de acordo com os 4 eixos do evento, que serão:
1. Eixo Cuidado individual, familiar e comunitário
2. Eixo Político e Gestão
3. Eixo Formação
4. Eixo Pesquisa
Os temas sugeridos para cada eixo são:
 
  • 1. Eixo Cuidado Individual, Familiar e Comunitário:
  • 2. Eixo Político e Gestão
  • 3. Eixo Formação
  • 4. Eixo Pesquisa
• Prática Clínica em Medicina de Família e Comunidade (casos clínicos, rotinas, protocolos, medicina ambulatorial, atenção domiciliar em MFC e APS)
• Comunicação em Saúde e Relação Médico-paciente
• Gestão da Clínica e Apoio Especializado
• Abordagem Familiar
• Abordagem Comunitária
• Atividades de Grupo
• Saúde Escolar
• Trabalho em Equipe
• Educação em Saúde / Educação Popular
• NASF
• Medicina Rural
• Praticas Integrativas e Complementares
• APS, Meio Ambiente e o Médico de Família e Comunidade
• outros
• Gestão do Processo de Trabalho
• Políticas Públicas
• Valorização Profissional / Plano de Cargos e Salários
• Formas de Contratação, Flexibilização de horários e Avaliação por resultados
• Acesso
• Controle Social
• Gestão da Equipe
• Integração dos Serviços de Saúde
• Saúde Suplementar
• outros
• MFC e APS na Graduação
• Residência / Especialização / Educação Permanente em MFC e APS
• Educação à distância em MFC e APS e Novas metodologias educacionais
• Especialização e Desenvolvimento profissional continuado
• Modelos docente-assistenciais em MFC e APS
• outros
• Como pesquisar em APS
• Como se atualizar em APS
• Avaliação de resultados em APS
• Metodologias de pesquisa e Produção de conhecimento em APS
• Estudos epidemiológicos na Medicina de Família e Comunidade (MFC) / Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Atenção Primária à Saúde (APS);
• outros

e) Envio do resumo
Para submissão de trabalhos é preciso estar cadastrado no evento. Caso ainda não esteja inscrito, acesse o menu “inscrição Online” à esquerda e preencha o formulário. Preencha com um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada através deste e-mail.
O resumo é digitado no formulário eletrônico. Tudo é feito pelo sistema on-line, de forma simples, rápida e segura. Não será permitida a alteração do conteúdo dos resumos enviados. Portanto, preencha o formulário com a máxima atenção.
Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores, nominando o apresentador.
Os resumos deverão ser enviados de acordo com os 4 eixos do evento, seguindo as informações que seguem:
i) O resumo do trabalho deverá ser enviado através formulário on-line, que está disponível neste site.
ii) O resumo não poderá conter gráficos, figuras, fotos e tabelas. Somente serão avaliados os trabalhos enviados na seguinte formatação:
• Título: máximo de 12 palavras, escrito em letras maiúsculas.
• Autores: relacionar nome e sobrenome dos autores (no máximo 5 autores), sendo o do autor principal colocado em primeiro lugar, em maiúsculas, sem abreviaturas, sem titulação. Deverá ser apontado o apresentador;
• Instituição: nome da instituição do autor principal, por extenso com a sigla;
Exemplo:
RAFAEL PEZZINI; José Anilton da Silva; José Felipe Barcelos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS - SMS
• Corpo do resumo: máximo de 400 palavras.
O corpo do resumo para as formas de apresentação deverá conter:
- Introdução
- Objetivo
- Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava)
- Resultados
- Conclusões ou hipóteses
iii) Serão aceitos no máximo 5 resumos de trabalhos por congressista. O apresentador do trabalho nas formas de pôster ou comunicação coordenada deverá ser um dos autores.
iv) A aprovação dos resumos, assim como a forma, dia, hora e local de apresentação serão divulgados oportunamente.
v) A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída com essa finalidade. Para tal avaliação serão levados em conta: (a) Redação e estrutura; (b) Originalidade; (c) Metodologia científica; (d) Resultados; (e) Impacto e relevância do trabalho.
Obs: (c) e (d) não são aplicáveis aos relatos de experiência.
vi) Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação do mesmo nos Anais do 11° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e/ou na Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
vii) A comissão científica reserva-se o direito de não aceitar resumos que não contemplem os temas do 11° Congresso ou que não apresentem aspectos relevantes dentro da temática ou não estejam de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Reserva-se também o direito de re-classificar a categoria temática do trabalho, bem como alterar o tema proposto, se aprovado.
viii) A avaliação para a premiação dos pôsteres e comunicações coordenadas será realizada por uma comissão que levará em conta: (a) a relevância do tema e sua pertinência ao tema do Congresso, às categorias temáticas, à Medicina de Família e Comunidade e à Atenção Primária à Saúde, (b) a metodologia cientifica utilizada e sua adequação ao trabalho, (c) conclusões e aplicabilidade prática, (d) originalidade, (e) clareza e correção da linguagem; (f) apresentação visual e/ou apresentação oral, (g) a presença do expositor no dia e local determinados pela comissão cientifica. Quem fizer a opção inicialmente por comunicação coordenada poderá ter como resultado seu trabalho aprovado em comunicação coordenada, ou em forma de pôster ou não aprovado.
ix) O apresentador de pôster será responsável por afixar e retirar o mesmo.

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