quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Senac oferece mais de 600 vagas gratuitas


O Programa Senac de Gratuidade é mais uma ação para promover a inclusão social, pois ele oferece vagas gratuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial e do Nível Técnico, com custo zero à população de todo o Brasil.

Em seu terceiro ano em ação, o PSG conta com recurso de R$ 3.019.334,4 e disponibiliza, no primeiro semestre de 2011, 635 vagas. O Diretor de Educação Profissional do Senac, Abrão Maia explica que as vagas serão distribuídas em 23 cursos, sendo 315 para cursos do Programa de Aprendizagem e 320 para os demais cursos (Técnico em Enfermagem, Montagem e Manutenção de Computadores, Web Design, Produtor Gráfico, Costureiro, entre outros).

"O programa está presente em todo o Brasil, trabalhando com diferentes realidades. O PSG foi criado para atender às necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse um salário mínimo e meio - a referência é o salário mínimo federal", explica Maia.

Os candidatos a essas vagas devem ser alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído, a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante dizer que os que atenderem as duas condições - aluno e trabalhador - terão prioridade.

Para se candidatar, primeiramente, é preciso calcular a renda bruta de todos os membros de sua família. Por exemplo, somando todos os salários e dividindo esse total por todos os componentes que dividem a mesma moradia. Se a média for até 1,5 salários mínimos federal, você poderá concorrer a uma vaga no PSG. Lembrando que se entende por grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas que residam na mesma moradia que o candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar e tenham com o candidato algum dos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro (a), filho (a), enteado (a), irmão (ã) ou avô (ó). Qualquer dúvida é só procurar a unidade do Senac mais próxima de você.

Existe diferença entre os cursos gratuitos e os cursos pagos? - A qualidade sempre está presente nos programas educacionais do Senac, seja em cursos pagos ou nos gratuitos. Será o mesmo conteúdo pedagógico, a mesma carga horária e o mesmo material instrucional. Inclusive, os materiais didáticos, como livros e CDs, o material de consumo dos cursos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que fizerem parte do PSG.

Para se inscrever no Programa basta o interessado preencher uma ficha com informações pessoais, que está disponível no site www.senac.br .
Só será permitida a inscrição em um único curso por vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário